clica na imagem para ires à sede...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Conselho de guias 2014

e ontem lá foram os nossos guias Joana e Cristóvão e a nossa sub-guia Inês rumo á praia da torreira para participar no conselho de guias...



domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lei e máximas

Lei
O Lobito escuta «Aquelá»

Aquelá, o velho Lobo solitário tinha sempre bons conselhos para dar ao Maugli e ao Povo Livre. Como eles devemos ouvir os conselhos dos nossos chefes porque têm mais experiência.
 O Lobito não se escuta a si próprio

Na Selva, Maugli achou graça aos Banderlogues, o povo sem lei. Em vez de ouvir os conselhos de Balú seguiu-os e acabou por ser raptado por eles e meter-se a ele e aos amigos em sarilhos. Devemos sempre teimar com a voz que ouvimos e que nos chama a fazer coisas sem pensar.
Máximas

1 - O Lobito pensa primeiro no seu semelhante
Devemos pensar primeiro nos outros e só depois em nós, porque os outros são nossos amigos e nossos irmãos. Podem precisar de nós e da nossa ajuda e se não estivermos atentos não percebemos. Antes de fazermos alguma coisa que nos dá muito gosto devemos pensar se essa mesma coisa não vai magoar os outros.
2- O Lobito sabe ver e ouvir
A Baguera e o Balu ensinaram o Maugli a estar sempre atento para seguir pistas e se tornar num verdadeiro lobo. Ver e ouvir é muito importante para estarmos atentos a tudo, nos jogos, nas actividades, nas celebrações, na nossa vida e a todos os que nos rodeiam.
3 - O Lobito é asseado
Devemos sempre proteger o nosso corpo, e para o proteger devemos ser asseados, devemos lavar os dentes, tomar banho e ter sempre a nossa roupa limpa e bem tratada.
4 - O Lobito é verdadeiro
Dizer a verdade é muito importante, porque quando mentimos não nos sentirmos bem connosco e no final acabamos sempre por sentir vontade de contar a verdade.
5 - O Lobito é alegre
A alegria é a maior qualidade de uma criança, como S. Francisco somos alegres e sempre bem dispostos. A nossa alegria vai contagiar todos aqueles que convivem connosco ajudando-os a ultrapassar as tristezas e os momentos mais difíceis.


 

sábado, 1 de fevereiro de 2014