clica na imagem para ires à sede...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Surpresa...

O covil vai receber um novo habitante... quem será?



Noite no covil... alguns momentos!

Ficam alguns momentos da nossa noite no covil! Foi a primeira vez que alguns patas-tenras dormiram fora de casa, e estavam todos muito entusiasmados!

Durante a tarde pintámos muitos desenhos com personagens do Livro da Selva e construímos uma banda desenhada gigante! E até vimos o filme! :)

Ainda houve tempo para fazer os bandos, escolher os guias e sub-guias e definir os cargos!
Também ficou decidido qual o bando que fica com cada canto...
E agora mãos à obra para remodelar o nosso covil!



 

 

  

   

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma aventura..no covil!

No próximo fim-de-semana a alcateia vai ter a sua Noite no Covil...

Os lobitos devem estar às 15h, uniformizados, na sede. Devem levar a autorização e o material que foi indicado.

A actividade tem como imaginário " O Livro da Selva"...  :)



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Passagens 27 Novembro 2010

Passagens de Secção:
- Celebração do acto de passar de uma Secção para outra
- Mudança de situação motivada pelo progresso e idade
- É o reconhecimento comunitário de crescimento
- Fim de uma etapa e início de uma etapa de crescimento mais exigente

Numa primeira fase a alcateia recebeu os novos pata-tenras

Assim como Maúgli foi viver para a aldeia dos homens também alguns lobitos passaram de secção.

O Afonso, a Mariana e o João foram recebidos pelos exploradores com grande alegria! :)

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vigília e Promessas 13/14 Novembro 2010

No fim de semana de 13 e 14 de Novembro tivémos a nossa Vigília de Oração e as nossas Promessas.

Os lobitos que fizeram a sua Promessa foram:

Salvador; Amiga; Risonha; Mandão e Resmungão :)


 


Nomes de Selva

No Livro da Selva, quando Maúgli foi aceite na Alcateia, os lobos não sabiam o seu "nome de homem". Para o distinguirem dos outros animais da selva arranjaram um nome para ele. Como era pequeno e não tinha pêlo, ao contrário dos outros lobitos, resolveram chamar-lhe "Maugli" que na língua dessa Alcateia queria dizer "Pele Nua-Rã".
Na alcateia os lobitos não são conhecidos pelo seu nome, mas utilizam um nome de selva.

E os nomes da selva da nossa alcateia 2010/2011 são:

Leitor- Pedro
Simpática- Inês Fernandes
Estudioso- Miguel
Corajosa- Maria
Construtor- Nuno Maria
Desenhador- André
Mandão- Rodrigo
Amiga- Maria Margarida
Risonha- Constança
Pintora- Mariana
Resmungão- João
Salvador- Duarte
Corajoso- Afonso
Jogador- Fred
Pescador- Cristovão
Leão- Simão
Tímida- Tatiana Cunha
Massagista- Laura
Ciclista- Sílvia
Cantora- Tatiana Patrício
Aventureira- Beatriz
Bailarina- Inês

São Francisco de Assis- padroeiro dos Lobitos


Em 1182, na cidade de Assis, em Itália, uma senhora chamada Pica deu à luz um rapaz e decidiu chamar-lhe João. O marido, quando voltou de uma viagem de negócios não gostou muito daquele nome e decidiu chamar-lhe Francisco como homenagem a França.
Os pais de Francisco viviam muito bem, não eram nobres mas eram importantes comerciantes de tecidos. Assim, Francisco teve uma infância boa e muito alegre.
Quando era jovem era o Rei da Juventude, cantava e tocava em todas as festas da cidade e tinha muitos amigos. Era muito bom e quando alguém lhe pedia esmola ele não negava nunca ajuda, mas tinha o sonho de ser um grande Cavaleiro.
Quando Francisco tinha 20 anos, rebentou a guerra entre Assis e Perusa, uma outra cidade italiana, ele foi combater ao lado das tropas da sua cidade e foi feito preso, voltou a casa doente e nunca mais teve a mesma alegria.
Um dia, na estrada de Espoleto, ouviu uma voz misteriosa que lhe perguntou:
“Francisco o que é melhor? Servir a Deus ou ao Criado?”
Francisco respondeu: “Servir o Senhor!”
E a voz tornou a perguntar:
Então, porque serves o Criado?”
Percebendou que era Deus quem lhe falava, ajoelhou-se e perguntou:
“Senhor, que queres que eu faça?”
Deus disse-lhe:
“Volta a Assis, lá te direi o que quero de ti”
Em Assis havia uma linda capela em ruínas, a Capela de S. Damião, Francisco ia lá muitas vezes rezar ao pé do cruxifixo e um dia Deus tornou a falar-lhe:
“Vai Francisco e recontroi a minha Igreja que está em perigo de ruína.”
Pensando que Deus queria que reconstruísse aquele templo, Francisco decidiu reconstruir a Capela de S. Damião.
Um dia passou por um homem doente, um leproso. A lepra era uma terrível doença sem cura e muito contagiosa, ninguém se aproximava dos leprosos. O leproso olhou para Francisco e pediu-lhe esmola, cheio de pena do homem, ele desceu do cavalo e abraçou-o e em vez de ter medo, sentiu uma enorme alegria no seu coração.
Um dia, na missa, ouviu as palavras do Evangelho,  “Ide pelo mundo e anunciai o reino de Deus. Não leveis nada para o caminho, nem bolsa, nem cajado...” e julgou que eram para si.
Quando voltou a casa, repartiu todos os tecidos da loja e dinheiro pelos pobres. O seu pai ficou muito zangado e disse-lhe que tinha que lhe devolver tudo. Francisco despiu a roupa que tinha e disse ao pai que a partir daquele momento não mais lhe chamaria pai. A partir dali seria somente filho do Pai que está no Céu, de Deus.
Ao verem Francisco nú, os servos do Bispo deram-lhe um manto para se cobrir.
Durante muito tempo, andou por toda a Itália a espalhar a palavra de Deus e juntou muitos amigos que deixavam tudo o que tinham para seguirem com ele. Francisco e os seus amigos viviam do que lhes davam e passavam a sua vida a falar sobre Deus e Jesus e a cantar cânticos de louvor, dormindo ao ar livre ou em cabanas.
Francisco queria que ele e os seus companheiros fossem pobres e simples, que se parecessem com Jesus e passaram a chamar-se Frades Menores e saudavam-se com as palavras “Paz e Bem”.
Quando já eram muitos, Francisco decidiu ir a Roma pedir autorização ao Papa para criar uma nova ordem, mas o Papa Inocêncio III julgou que a ordem tinha regras muito duras. Nessa noite o Papa sonhou que a Basilica de S. Pedro estava a ruir e que era Francisco quem a sustentava aos ombros, de manhã mandou chamá-lo, ajoelhou-se aos pés dele e peritiu que se fizesse a nova ordem, a Ordem dos Frades Menores.
Numa noite de Natal, Francisco representou o Presépio na cidade de Greccio, enquanto cantavam apareceu um bebé na mangedoura e, a partir desse Natal, todos começaram a representar-se presépios em todo o mundo e em todas as casas.
Perto de Assis, em Gúbio, havia um lobo que atacava a população e quando Francisco chegou à cidade todos se qeixaram do Lobo e disseram-lhe que o queriam matar. Francisco foi até à montanha e falou com o lobo e a partir desse dia a população dava de comer ao animal e o animal tornou-se meigo e carinhoso e nunca mais atacou ninguém.
Ao fim de alguns anos, Clara de Assis foi ter com Francisco e disse-lhe que se queria juntar a ele e à sua causa de adoração a Deus. Francisco cortou-lhe o cabelo e Clara tornou-se Mãe Espiritual de todas as jovens que quiseram juntar-se a eles nascendo, assim, a Ordem das Clarissas.
Francisco adorava todas as criaturas porque considerava todos de irmãos, para Francsco todos os animais eram filhos de Deus e, por isso, seus irmãos.
Um dia Francisco estava a rezar e apareceu-lhe um anjo envolvido numa luzmuito intensa, depois de desaparecer Francisco reparou que tinha feridas nas mãos e nos pés, eram as Chagas de Cristo (as feridas de Jesus).
Aos 45 anos de idade, no dia 3 de Outubro de 1225, Francisco doente e quase cego pediu aos seus amigos para o deitarem sobre a terra nua e, ao som do cântico das criaturas, morreu e de todo o lado vieram pássaros e pousaram junto dele.


Alaiiii

O Grande Uivo é a saudação colectiva que os Lobitos fazem habitualmente aos seus Chefes ou a um visitante.

Faz-se da seguinte forma:
Por ordem de Áquêlá, o Guia designado pelo Conselho de Guias, ou na falta deste, o Guia mais antigo (ou outro Guia) gritará com tom agudo e prolongado: «A-La-iii...»;
Ao ouvir este grito, todos os Lobitos, correndo e uivando "Hiauuu" formam o Círculo de Parada em torno de Áquêlá, por Bandos, ficando cada Guia à direita do seu Bando e os Bandos à esquerda uns dos outros pela seguinte ordem: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo;
Agora, todos os Lobitos se acocoram, ficando com os calcanhares unidos levantados, joelhos, pontas dos dedos em apoio no solo. Imitam assim a posição do Lobo sentado. A face deve estar erguida para o Chefe;
Logo que tomam esta posição os Lobitos gritam, uníssona e pausadamente: "Áquêlá!
Todos se levantam num movimento rápido e simultâneo, ficando bem direitos, com as mãos ao lado da cabeça, em saudação dupla, imitando as orelhas de um Lobo;
Então Áquêlá interroga, dizendo a primeira palavra pausadamente e as sílabas seguintes rápida, mas destacadamente: "Quereis cap, cap, cap, cap (cumprir a promessa)?";
Num grito prolongado, todos respondem: "Sim... (baixam o braço esquerdo) cov, cov, cov, cov (da melhor vontade)", baixando progressivamente o braço direito, por cada "cov". Com os dois braços em baixo, os Lobitos ficam em sentido, aguardando as ordens de Áquêlá.